quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Breve História

A Fokker Aircraft foi fundada pelo holandês Anthony Fokker em 1912, e acabou ficando sediada em Amsterdã (Holanda). Teve sua década de glória de 1920 á 1930, sendo neste período a maior fabricante de aeronaves.

O maior avião da Fokker, o Fokker 100 é um avião a jato de 100 lugares com base na Irmandade F-28, mas esticado e modernizado.

A Fokker anunciou que estava desenvolvendo o Fokker 100 em simultâneo com o Fokker 50
(turbohélice), em novembro de 1983. O Fokker 100 é baseado na estrutura de base F-28, com a mudança mais importante e óbvia; a fuselagem alongada, aumentando para um máximo de 122 assentos, contra 85 no F-28-4000 (em que o 100 é baseado). Outras mudanças incluem turbo-
fans mais econômicos, os "RollsRoyce Tay" (que, diferente do F-28's, possuem limites de ruído Estágio 3), revisão do design da asa com maior amplitude e eficiência aerodinâmica (30% mais eficiente que o F-28), um Glass-Cockpit com moderna EFIS, interior da cabine redesenhada, e
mais outros sistemas e equipamentos de inúmeras alterações.

O primeiro vôo do Fokker 100 ocorreu em 30 de novembro de 1986, a certificação foiemitida em Novembro de 1987 e a entrega para o primeiro cliente, a Swissair, ocorreu em
Fevereiro de 1988.

O Fokker 100 foi oferecido em várias versões, incluindo uma de maior peso bruto com mais opções do que o avião normal, a versão Fokker 100QC fora uma mudança rápida, um cargueiro com uma grande porta na área frontal para mercadorias, e também o Fokker 100 Executive Jet,
sua versão de jato executivo, com cabine corporativa ou de transporte VIP, equipado com interiores de luxo.

Ele também é a base para o Fokker-70. Uma versão com 130 assentos, chamada Fokker-130 da classe também haviam sido estudados, porém, a falência veio antes do projeto sair do papel.

A Fokker faliu em 1996 e acabou sua produção no início do ano seguinte.


F-28 - O "filhote" de F-100, a inspiração!

Fokker-100 no papel

Um dos últimos estágios da produção, na fábrica

O protótipo do Fokker-100

Nenhum comentário:

Postar um comentário